Economia

O fator preponderante na vida econômica do município é a 
extração e industrialização do minério Calcário.

Se voltássemos um pouco a nossa história veríamos que o próprio povoado, que ao final do século XIX e início do século XX deu origem à cidade, trabalhavam nos fornos de Cal e na extração do minério, evidentemente de forma bastante rudimentar.


Ainda é comum vermos, até no centro da cidade, ruínas de alguns fornos, porém a atividade era bastante movimentada no bairro do Piraporinha e no bairro Corvinho, onde hoje se observa imensas jazidas inclusive abandonadas, bem como fornos também, o que comprova a origem dessa importante atividade econômica.


Vale lembrar ainda que entre os primeiros moradores e até fundadores desta cidade existiam também aqueles cuja atividade econômica se dava no campo (agricultura, pecuária).



Apesar de existirem muitas jazidas abandonadas, ainda hoje certamente por muito tempo, o minério é a base da nossa economia, quer através do cimento produzido pelo Grupo Votorantim, quer pela pedra beneficiada pelas grandes empresas como a Cominge, Britamax, Guapiara, Mineraçao e Hidrocal que fornece material para construção civil e infra-estrutura urbana para centenas de municípios deste país.
Praticamente quase 70% da renda do município está baseada nesta importante atividade.



Outras empresas com uma certa diversidade de atividades exercem também uma forte influência em nossa economia, como por exemplo, a Indústria Química, com destaque para a Hokko do Brasil que sozinha contribui para mais de 15% do ICMS local. Ainda há de se destacar as indútrias de Embalagem de Móveis, Lavanderia, Rações diversas, Cerâmica e Frigorífico.


É bastante considerável no município também os setores de Serviços e Comércio. Temos importantes empresas que inclusive empregam uma parcela importante de nossa mão de obra.

No setor de Agropecuária destaca-se a criação de gado de corte e leiteiro, setor de reflorestamento com a Eucatex e a Suzano, suínos e aves e granja.

Vale também destacar na agricultura o cultivo do milho e o feijão, porém se observa em crescimento muito considerável na cultura de horifruti como beterraba, cenoura, alface, laranja, maracujá e com maior destaque a uva ‘comum’ ou ‘fina’ para mesa.

Um comentário:

  1. My favorite music videos | Vimeo
    Top 10 popular YouTube channel for music. The Best Music Videos for music. #YouTube - Discover Top 10 videos. Watch & Share. YouTube youtube to mp3 320kbps is home to over 100

    ResponderExcluir

:O E VOCÊ, :O OQUE FARIA HOJE SE FOSSE PREFEITO DE NOSSA CIDADE? 8|

Publicado por Salto De Pirapora em Domingo, 28 de fevereiro de 2016